O novo papel das lojas fisícas

Durante quase dois anos de pandemia, as mudanças que transformaram o mundo também trouxeram mudanças para o varejo. Diversas tecnologias surgiram nos processos de transformação digital das empresas e de mudanças do comportamento dos consumidores.

No contexto de transformações do varejo, as lojas físicas estão sendo repensadas. Diferentemente do que muitos tentaram prever, as lojas físicas não desapareceram, mas muitas estão mudando.

Lojas físicas ainda podem ser um canal de vendas, como sempre foram. Mas, para muitas empresas, elas já são apoio para as lojas virtuais. Elas podem ser, por exemplo, pontos de retirada de pedidos, showroom de produtos ou ambientes de experiência de marca.

O layout das lojas está se adaptando à nova jornada do consumidor, deve ser atraente fisicamente, se tornando menos um espaço de acumulo de mercadorias e mais de experiência, conveniência... o momento exige algo a mais das lojas físicas.

A mudança de comportamento do consumidor pede experiências novas e diferentes no varejo que une o físico e o digital. Quem decide onde e como comprar é o consumidor, não mais o varejista. Por isso é preciso dar essa autonomia de compra estando presente nos canais online. O nosso cliente não é mais on ou offline, e no momento que o varejista tem os dois canais atuando como uma só coisa, a experiência do cliente é facilitada. Os canais físicos e onlines não concorrem entre si.

Mostrar aos vendedores das lojas físicas que uma venda realizada no digital poderá aumentar o fluxo de pessoas em função da opção de retirada em loja e que isso aumentará mais a possibilidade de vendas no ponto físico, pode ser um dos primeiros passos para a quebra de antigos padrões de comércio.

Aqui vale a premissa que a primeira impressão é a que fica, e para isso é importante:

-Rever seu propósito enquanto marca, melhore seus processos internos e reavalie suas ações;

- Conheça seu cliente, isso é a melhor forma de aproximá-lo da sua marca, ser relevante frente as demandas desse cliente e estabelecer um relacionamento constante e próximo.

- Entenda melhor o perfil de seu consumidor e redesenhe a jornada de consumo através dos canais onde ele está;

- Monitore o comportamento de seu consumidor

- Procure entender e se adaptar ao consumidor das novas gerações, mas não esqueça as demais

- Reduza o GAP Offline X Online

- Lidere a mudança

- Explore espaços interativos e de experiência

- Fique atento ao seu Ecossistema e analise continuamente sua operação

E com isso se amplia as possibilidades e as formas de conquistar manter clientes e produzir vendas.